FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Teste do Blue Dye

Procedimento útil para avaliar a função da deglutição em pacientes traqueostomizados, à beira do leito. Neste teste é usado o corante azul para avaliar a deglutição de saliva e a de alimentos de diferentes consistências e volumes.
Atualmente, este procedimento vem sendo questionado e, desta forma, não existe um consenso quanto ao seu uso durante a avaliação fonoaudiológica. Para avaliar a deglutição de saliva, tal teste deve ser realizado durante dois dias consecutivos, de três em três horas, sendo aplicado quatro gotas do corante azul no dorso da língua do paciente.
Na avaliação funcional da deglutição, o fonoaudiólogo deve corar os alimentos selecionados e oferecê-los. Em ambas as situações, é necessário que a aspiração via traqueostomia, seja realizada pelo fisioterapeuta, a fim de se evidenciar a saída de saliva ou do bolo alimentar tingido, sendo, desta forma, acompanhadas a frequência e quantidade de material broncoaspirado. Se a avaliação for feita com o cuff insuflado, há necessidade de desinsuflá-lo pela possibilidade do material contrastado estar localizado acima do nível do cuff.

Caso o resultado desse procedimento seja negativo, não significa que o paciente não esteja broncoaspirando. Sem dúvida, esse é um dado que deve ser somado aos demais obtidos durante toda a avaliação para um diagnóstico preciso.

11 comentários:

  1. Esse teste pode ser aplicado em lactantes?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, onde encontro o protocolo para aplicação do Blue dye, com referencia. Poderia me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Lembrando amigos que o corante é o azul de metileno que deverá ser disponibilizado pela farmácia do hospital.

    nunca vi este teste em bebês. perguntarei no meu curso de neo e posto para vcs.

    ResponderExcluir
  4. E anilina comestíveis? Me falaram que é de duas em duas horas estou querendo fazer pois a fono da minha filha não se interessa pra isso

    ResponderExcluir
  5. E anilina comestíveis? Me falaram que é de duas em duas horas estou querendo fazer pois a fono da minha filha não se interessa pra isso

    ResponderExcluir
  6. Olá, me chamo João Paulo e sou fonoaudiologo. A anilina comestível tbm é válida para a avaliação, porém deve ser levada em conta alguns outros fatores,se o pct tem alguma restrição qnt a substância por algum motivo pre existente, caso não tenha pode sim utilizar a anilina

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, meu esposo está internado em processo de decanulacao, semana passar foi feito teste por 4 dias consecutivo, e todos os dias estava saindo azul claro quase branco, no dia que a fono resolveu colocar o êmbolo, saiu azul escuro, minha pergunta é, para fazer o teste é necessário que o cuff está já desinsuflado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM. Caso o cuff esteja insuflado o conteúdo possivelmente aspirado ficará sobre ele. Com o CUff desinsuflado o passagem desse material corado tem 'transito livre" O cuff "veda a traqueia" por isso nao saia azulado. o ideal é que se aspire logo apos desinsuflar o cuff, corar e depois aspirar novamente.

      Excluir
  8. Boa noite, meu esposo está internado em processo de decanulacao, semana passar foi feito teste por 4 dias consecutivo, e todos os dias estava saindo azul claro quase branco, no dia que a fono resolveu colocar o êmbolo, saiu azul escuro, minha pergunta é, para fazer o teste é necessário que o cuff está já desinsuflado?

    ResponderExcluir
  9. Sim. É necessário desinsuflar o cuff!

    ResponderExcluir
  10. Olá minha mãe fez o teste do corante azul alguém pode me explica como funciona

    ResponderExcluir