FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Teste do Blue Dye

Procedimento útil para avaliar a função da deglutição em pacientes traqueostomizados, à beira do leito. Neste teste é usado o corante azul para avaliar a deglutição de saliva e a de alimentos de diferentes consistências e volumes.
Atualmente, este procedimento vem sendo questionado e, desta forma, não existe um consenso quanto ao seu uso durante a avaliação fonoaudiológica. Para avaliar a deglutição de saliva, tal teste deve ser realizado durante dois dias consecutivos, de três em três horas, sendo aplicado quatro gotas do corante azul no dorso da língua do paciente.
Na avaliação funcional da deglutição, o fonoaudiólogo deve corar os alimentos selecionados e oferecê-los. Em ambas as situações, é necessário que a aspiração via traqueostomia, seja realizada pelo fisioterapeuta, a fim de se evidenciar a saída de saliva ou do bolo alimentar tingido, sendo, desta forma, acompanhadas a frequência e quantidade de material broncoaspirado. Se a avaliação for feita com o cuff insuflado, há necessidade de desinsuflá-lo pela possibilidade do material contrastado estar localizado acima do nível do cuff.

Caso o resultado desse procedimento seja negativo, não significa que o paciente não esteja broncoaspirando. Sem dúvida, esse é um dado que deve ser somado aos demais obtidos durante toda a avaliação para um diagnóstico preciso.

3 comentários:

  1. Esse teste pode ser aplicado em lactantes?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, onde encontro o protocolo para aplicação do Blue dye, com referencia. Poderia me ajudar? Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Lembrando amigos que o corante é o azul de metileno que deverá ser disponibilizado pela farmácia do hospital.

    nunca vi este teste em bebês. perguntarei no meu curso de neo e posto para vcs.

    ResponderExcluir