FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Cânulas com Cuff e Alimentação Via Oral


O cuff totalmente insuflado sela completamente a traqueia , não permitindo a passagem de restos alimentares que eventualmente tenham sido aspirados após a alimentação via oral.

O cuff não foi desenhado para finalidade de impedimento da passagem de alimentos aspirados e controle de aspiração e vários autores têm demostrado aspiração com o uso de cânulas com cuff. Além disso, restos alimentares  podem ser acumulados acima do cuff, propiciando a colonização de bactérias.

 Se acreditarmos no fato de que realmente o cuff é efetivo contra a aspiração, é difícil de acreditar que ele impedirá a passagem das bactérias colonizadas  até segmentos distais da traquéia e dos brônquios. Atualmente, muitos autores têm preconizado a não utilização da via oral para alimentação em pacientes portadores de cânulas com cuff.

As cânulas com cuff estão relacionadas com taxas de complicações maiores que as cânulas sem cuff, a saber: infecção, estenose traqueal, fistulização da artéria inominada e fístula esofagotraqueal.

Portanto, aqueles que acreditam que é seguro a alimentação via oral em pacientes portadores de cânulas com cuff devem utilizar cânulas de baixa pressão e seguir um rigoroso protocolo de desinsuflação do cuff e sucção dos restos alimentares acima do cuff após todo o episódio de alimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário