FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Biossegurança


A Biossegurança é um conjunto de medidas de segurança que têm por objetivo reduzir a exposição dos profissionais aos agentes biológicos, ou seja, é a normalização de condutas visando a segurança e proteção da saúde de todos aqueles que trabalham na área da saúde. Existem vários tipos de riscos para o profissional que trabalha no ambiente hospitalar como:
·         Risco de Acidentes
·         Riscos Ergonômicos
·         Riscos Físicos
·         Riscos Químicos
·         Riscos Biológicos

Para os profissionais da área de saúde todos esse riscos são de extrema importância, mas o risco biológica é o que mais tem atenção porque é através dos microorganismos que os profissionais pode adquirir doenças adversas como AIDS, hepatite e entra outras doenças relacionadas a fungos, bactérias, protozoários e vírus.
Os equipamentos de proteção individual devem ser utilizados de maneira correta para a prevenção de determinados acidentes. Estes equipamentos são:

·         Avental/jaleco
·         Gorro
·         Máscara
·         Óculos de proteção
·         Luvas
·         Calçados apropriados
·         Protetor respiratório
·         Vacinas
·         Lavagem das mãos


A lavagem das mãos é extrema importância, pois pode ser através dela que o profissional de saúde possa também contrair doenças além de contaminar os pacientes. Mas não é uma lavagem simples, mas sim de modo eficiente, porque ao lavarmos a mãos devemos estabelecer uma seqüência de esfregação das partes das mãos que tem a maior concentração de germes como: as pontas dos dedos, meio dos dedos e polegares. A lavagem das mãos é da seguinte forma:
·         Posicionar-se sem encostar-se a pia;
·         Passar o sabão (liquido ou barra) na mão; friccionar as mãos dando atenção às unhas, meio dos dedos, polegar, palmas e dorso das mãos por 15 minutos aproximadamente;
·         Enxaguar as mãos deixando a torneira aberta;
·         Enxugar as mãos com papel toalha;
·         Fechar a torneira com as mãos protegidas com papel toalha, caso não tenha fechamento automático.
Portanto, como podemos observar a biossegurança é para podermos nos prevenir de vários acidentes indesejáveis.



Um comentário:

  1. Seria ótimo ressaltar o procedimento fonoudiológico correto com relação ao uso de jaleco nos diferentes setores do hospital.

    ResponderExcluir