FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Avaliação da Deglutição pelo Videodeglutograma




O videodeglutograma é considerado o exame gold standard para a avaliação das disfagias, pois fornece um imagem dinâmica de todas as fases da deglutição, bem como uma avaliação da anatomia e fisiologia orofaríngea. Esse exame também é indicado para verificar a eficácia das estratégias de reabilitação e fornecer um feedback visual pré e pós-terapia, uma vez que ele pode ser gravado e revisto sempre que preciso.

Os alimentos oferecidos aos pacientes são acrescidos de contraste de bário, para permitir a visualização do trajeto do bolo alimentar, nas consistências e volumes previamente estabelecidos durante a avaliação clínica.

O exame é feito com paciente posicionado de perfil, permitindo a visualização de todas as fases da deglutição e a transição entre elas, e na posição ântero-posterior, que mostra a formação e centralização do bolo alimentar, mobilidade de língua e o escoamento do alimento pela parede posterior da faringe.

Durante o exame, o paciente pode apresentar estases alimentares em qualquer parte do trajeto do parelho deglutofonador, penetração laríngea ou aspiração traqueal. Em qualquer uma dessas situações, durante a própria realização do exame, o fonoaudiólogo pode introduzir e testar a eficiência de manobras posturais e de deglutição. Embora esse exame tenha alta sensibilidade para a determinação das dificuldades de deglutição, ele apresenta limitações na sua indicação, podendo ser contra-indicado em pacientes acamados ou com alterações posturais importantes.

Autores: Busch, Fernandes, Simões, Disfagias Neurogênicas, Capítulo 48, Tratado de Fonoaudiologia 2 .ed.

8 comentários:

  1. Esse exame é um item de grande importancia para a recuperacao dos pacientes , e para uma avaliação mais minuciosa do problema que o paciente apresenta... foi muito bom ler mais sobre esse exame!

    ResponderExcluir
  2. Onde posso fazer esse exame em Salvador/BA?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber tb onde fazer esse exame em Salvador

    ResponderExcluir
  4. Exame essencial que serve de parâmetro para inicio ou término de alimentação parenterel via sonda nasogastrica.

    ResponderExcluir
  5. Consta no final do texto que o exame é contra-indicado para pacientes com alterações posturais importante. É possível explicar qual tipo de alteração postural? Tenho um caso concreto, minha mãe foi fazer esse exame e na clinica informaram que devido a postura dela não era possível fazer o exame, mas falaram que aparelhos mais modernos podem realizar o exame.

    ResponderExcluir
  6. Meu irmão de 15 meses engasga desde recém nascido,ainda não descobriram a causa isso muito angustia nossa família, foi solicitado este exame, este exame também detecta a presença de anel vascular que também é uma das suspeitas do problema do meu irmão, desde já agradeço pela resposta.

    ResponderExcluir
  7. O comentário, foi de grande interesse e de ensinamento para
    saber sobre o exame e para que serve.

    ResponderExcluir
  8. O comentário, foi de grande interesse e de ensinamento para
    saber sobre o exame e para que serve.

    ResponderExcluir