FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Disfagias Mecânicas





Podemos definir disfagia como um prejuízo na transferência do bolo alimentar(nutrição e hidratação) da boca até o estômago. Estas alterações podem envolver as fases oral, faríngea e esofágica da deglutição. Os sintomas associados a este prejuízo podem ser sutis ou dramáticos.

Várias são as condições e doenças que causam transtornos da deglutição. Optmos por descrever as dificuldades na deglutição decorrentes de cirurgi de cabeça e pescoço, uma vez que a grande maioria de ocorrência das disfagias mecânicas são consequências de neoplasias de câncer de cabeça e pescoço.

A disfagia decorrente de cirurgia de cabeça e pescoço é denominada disfagia orofaríngea de origem mecânica, ou seja, dificuldade de deglutição que ocorre por perda do controle do bolo alimentar devido à falta das estruturas necessárias para completar uma deglutição normal.
As cirurgias de cabeça e pescoço são realizadas como tratamento para câncer de laringe, faringe e boca.

O câncer da laringe é um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem esta área e 2 % de todas as doenças malignas. Aproximadamente 2/3 desses tumores surgem na prega vocal verdadeira e 1/3 acomete a laringe supraglótica. Os sintomas nestes casos são indicativos da localização da lesão. Sendo assim, na laringe, odinofagia(dor para engolir) está relacionado a tumor supraglótico, que pode apresentar ainda alterações da voz e disfagia leve; disfonia (rouquidão) refere-se a tumor glótico e disfonia e dispnéia a tumores subglóticos. O prognóstico dessa doença depende fundamentalmente  da precocidade do diagnóstico e do tipo de tratamento inicial realizado.

As principais sequelas fonoaudiológicas´pós tratamento seriam pequenas alterações na deglutição em resseções parciais sendo que em cirurgias maiores apresentam difuculdades na vedação labial podendo ocorrer escape de saliva e de alimentos e dificuldade em manter a pressão intra-oral.

Autora: Patrícia Marques de Oliveira, Disfagia Mecânicas, Livro de Fonoaudiologia, editorial pulso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário